Conheça a Plataforma Líderes Esportivos
Periodicamente selecionamos informações, estudos e experiências que consideramos relevantes para a melhor compreensão do tema competências socioemocionais e como aplicá-las na prática.
Essa curadoria é totalmente voluntária e não temos qualquer responsabilidade sobre os conteúdos e atividades relacionadas abaixo.
Na contemporaneidade, um aspecto emergente é o impacto do esporte nas competências ou habilidades socioemocionais, não cognitivas, competências para a vida ou, ainda, habilidades do século XX. São compreendidas como uma das grandes tendências da educação para o século XXI para a formação e educação para o desenvolvimento (SANTOS; PRIMI, 2014). As teorias do desenvolvimento humano partem do pressuposto de que os aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social são imprescindíveis ao desenvolvimento integral de uma pessoa (XAVIER; NUNES, 2013). Texto completo disponível em: Projetos esportivos sociais para adolescentes no Brasil: impactos, implicações e barreiras.
Os jogos, por si só, são excelentes meios para o desenvolvimento de competências socioemocionais, mas para que haja, de fato, aumento do nível de diferentes atributos socioemocionais em relação a vida dos alunos ou atletas, faz-se necessário desenvolver o trabalho sempre com intencionalidade pedagógica, considerando o espaço, o número de participantes, as formas de jogar, os objetivos e outros aspectos de sua execução. Texto completo disponível em: Projetos Sociais para Crianças e Adolescentes (ver capítulo "Esporte e desenvolvimento de competências socioemocionais" p. 115).
Estudo feito por Allen, Greenlees e Jones (2011) relaciona aspectos socioemocionais e rendimento esportivo. Texto completo disponível em: Psicologia do esporte e desenvolvimento humano (ver capítulo "Esporte na educação e formação de jovens" p. 55).
Informações, estratégias e práticas para famílias e educadores desenvolverem habilidades socioemocionais na educação durante a crise da pandemia Covid-19. Acessar plataforma.
Igor Regis bate um papo enriquecedor com o Eduardo Shinyashiki sobre a importância das competências socioemocionais na Educação. Ao longo de 40 min, os dois discutem sobre assuntos pertinentes à educadores e educandos. Clique para ouvir.
Rosane Voltolini, representante da Associação pela Saúde Emocional das Crianças, ressalta a importância de reconhecer a dor e de desenvolver estratégias para lidar com situações difíceis e com os sentimentos. Ler texto na íntegra.
Conheça as diferentes linhas de estudo sobre competências socioemocionais e como elas se relacionam com a prática esportiva. Sobre o curso.
Em particular, o esporte, diferente de outras disciplinas como história ou geografia, ou mais além das possibilidades oferecidas pelas artes, pode promover um transbordamento de efeitos que vão muito além da melhoria da saúde e desenvolvimento físico das crianças e jovens, atingindo aspectos referentes à sua formação cognitiva e psicossocial. O esporte serve não só para o corpo, mas também para a mente. Texto completo disponível em: Artes e esportes [livro eletrônico]: relação com desenvolvimento humano integral (2019).