Método pedagógico Treino Social

Trabalhando com parceiros da Alemanha e do Brasil, incluindo o Instituto Esporte Mais, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH desenvolveu o “Treino Social”, método pedagógico brasileiro que incorpora o desenvolvimento de competências socioemocionais e a discussão de questões como gênero, meio ambiente, saúde e prevenção de conflitos. Por meio de treinos esportivos, crianças e jovens melhoram suas habilidades no esporte e, ao mesmo tempo, desenvolvem sua autoconfiança, aprendem a respeitar a diversidade e ampliam a compreensão das questões sociais.

O Treino Social explicado por quem faz!

Professora Jana Munhoz, do Canal da Educação Física

Para quem deseja aprender o método, há dois manuais disponíveis para consulta: “Treino Social 6-13 anos” – destinada ao público que ensina esporte para crianças entre 6 e 13 anos; e “Treino Social 14+” – destinada ao público que ensina esporte para adolescentes e jovens a partir de 14 anos de idade.

Você também pode levar uma capacitação do Treino Social para a sua cidade. Atualmente, o método é disseminado por um Grupo de Trabalho (GT) composto por organizações membros da REMS - Rede Esporte pela Mudança Social, incluindo o Instituto Esporte Mais.

Desde 2015, o IEMais realiza formações presenciais e online em parcerias com outras organizações da sociedade civil, governos locais, clubes, escolas, universidades e empresas.

Solicite uma formação para professores:

contato@esportemais.org